terça-feira, 18 de janeiro de 2005

18 de Janeiro de 1934

É uma data importante para a Marinha Grande, que se reveste de especial importância para quem trabalha ou está de alguma forma associado à industria vidreira.
Não podia deixar de fazer referência a esta data, nem tanto pela sua importância política, industrial e histórica, mas também por sentir um carinho cada vez maior (distância a quanto obrigas) por tudo que seja relacionado com a região onde nasci e fui criada (Nazaré, Marinha Grande e Leiria, essas belas localidades...)
Para quem apreciar história, aqui fica uma possível referência ao que foi o Movimento Operário de 18 de Janeiro de 1934: (In "História da Marinha Grande")
"Em 31 de Dezembro de 1933, Salazar proibiu os sindicatos livres. Esta foi apenas mais uma das acções de repressão e de violação das liberdades individuais do povo Português. Mas a exploração, o desemprego e a coacção sobre as massas operárias era tão evidente e tão anormal que, naturalmente, provocou a revolta dos trabalhadores. No dia 18 de Janeiro de 1934, o levantamento operário fez tremer Salazar. De 17 para 18 e durante todo o dia 18 de Janeiro, aconteceram no país cortes de linhas telegráficas, descarrilamento de comboios, explosões, assaltos a postos policiais, etc...
Contudo foi na Marinha Grande que o movimento operário teve mais expressão graças à maior coesão dos trabalhadores. Estes dominaram a povoação e submeteram a força local da GNR..."

Sem comentários: