quinta-feira, 5 de agosto de 2004

Onde pára?...

Sim, onde pára a boa educação e o civismo? As regras de boa vizinhança e de boa educação para com o próximo? Essas coisas mais ou menos básicas que normalmente só se destacam quando se lhes sente a falta...
Todos os anos é a mesma coisa, mas este ano eu estou a sentir mais do que habitualmente. Talvez porque não estou bem consciencializada que estou em Agosto e que andam por aí "à solta" os condutores domingueiros e os nossos filhos pródigos residentes no estrangeiro e que, nesta altura do ano e em terras lusas, assumem uma postura agressiva de nos mostrarem que são, com todas as conotações negativas que se lhes pode associar, emigrantes.
Que me desculpem todos aqueles que são emigrantes a quem não serve esta "carapuça". (A Clara e a sua família são o melhor exemplo disso mesmo). Mas têm de compreender que são a excepção...
Ontem assisti a uma série de cenas consecutivas, tiradas de um filme de muito mau gosto: fui a um shopping e tentei estacionar no respectivo parque de estacionamento. Primeira constatação: fomos invadidos!!!
Segunda constatação: isto não é um parque de estacionamento, é uma selva...
Terceira constatação: está tudo doido!... Esta gente, apesar de estar de férias, parece possuída e num estado de stress profundo (se é que isto existe).

Gente em sentido proíbido. Pessoas dentro dos seus carros aos berros pela janela a insultar os outros. Condutores quase a provocarem colisões pela luta desgarrada por um mísero lugar para estacionar...

Esta não é a minha realidade habitual. Não gosto de confusões e estou habituada a viver pacifica e cordialmente em sociedade/comunidade. Como eu, e tenho 11 meses do ano a prová-lo, há muita gente assim.
Então que raio de fenómeno é este que transforma as pessoas e as faz agir desta forma? Sim, porque para quem supostamente está de férias, vi muitos a aproximarem-se velozmente de um enfarte...

Sem comentários: