quarta-feira, 19 de novembro de 2003

Serviço público: "Olhem pelas vossas pernocas!"

Ontem tive a última consulta com o meu médico das varizes (leia-se doença venosa crónica).
Está tudo bem e agora, segundo ele, eu estou mais saudável que a maioria das pessoas (ou seja, cortou o mal pela raiz...). Conclusão: acabaram-se as consultas! Yuppiiiii!
No fim deu-me um panfleto com algumas indicações dos cuidados a ter, ao nível da prevenção, pelo que é válido para toda a gente. Como eu sei o quanto alguns desses conselhos são bons (já me ajudaram em situações mais críticas), resolvi partilhá-los...
Então cá vai:
- Mantenha-se activa e movimente-se o mais possível;
- Sente-se direita, evite cruzar as pernas e mantenha as costas direitas (Oooops! 1ª falha...)
- Use sapatos rasos, ande descalça o mais possível e mude regularmente de sapatos (sim, andar descalça faz muuuuito bem! 1ª boa notícia...)
- Evite o calor: banhos de imersão, sauna ou solários. No banho molhe as pernas com água fria.
- Tenha uma alimentação saudável (sim, fondues e crepes no Meidin são desaconselhados... mas que mau conselho...)
- Eleve as pernas.
- Faça ginástica diariamente (recomendam pequenos exercícios como flectir o calcanhar, andar em bicos dos pés e balançar os pés quando estamos sentadas)
- Massajar as pernas. (Se houver um massagista voluntário por perto, não me parece nada mal...)
- Andar a pé, fazer jogging, ciclismo e natação
- Usar vestuário confortável ( nada de roupas apertadas e, principalmente, cuidado com a roupa interior apertada)

Bem, agora não há desculpas. Toca a tratar bem as pernocas!!!

Sem comentários: