quarta-feira, 27 de maio de 2009

Tá mal!...

Quem conduz no Porto sabe que o IC que vem de Leça para a avenida AEP é normalmente lento e costuma ter o trânsito congestionado, independentemente da hora. Para quem circula nessa via e nesse sentido, é ainda pior se se opta por sair na rotunda AEP, pois obriga a andar devagar-devagarinho-parado na faixa da direita...
Hoje tive de fazer esse percurso. Lá fui eu, toda cheia de paciência, calma e ordeiramente, quando me apercebo que há uma ambulância 3 ou 4 carros atrás de mim. A dada altura ligaram as luzes de emergência e meteram-se pela direita, ultrapassando e obrigando toda a gente a desviar-se para qualquer lado onde houvesse um espacinho. Nada de anormal.
Anormal foi depois. Quando, uns metros à frente, consegui finalmente cortar à direita para virar para a circunvalação e deparo com essa mesma ambulância, parada num semáforo, tranquila da vida e com a sinalização de emergência desligada...
Não tenho dúvidas que foi uma manobra para se livrarem do trânsito. Não tenho dúvidas que foi uma utilização abusiva da sinalização de emergência. Não tenho dúvidas que é uma grande falta de respeito para com o resto do mundo...
"Tá mal!"
Não sei se há um serviço qualquer para onde se possa reportar estes abusos. Mas se não há, devia haver. Era com muito gosto que eu gastaria uma chamada telefónica a reportar estas parvoíces, indicando o local e a matrícula da viatura em questão. E até dava os meus dados pessoais para servir de testemunha.
Talvez assim os senhores que fazem este tipo de coisas (acredito que sejam só alguns) passassem a ter algum receio e pensassem duas vezes antes de as fazer. É que eu até compreendo que estar no meio do transito é uma chatice, mas não é porque se conduz um carro com luzes em cima que se deixa de ser um comum mortal como todos os outros...

Sem comentários: